Telefone: +55 47 3359-3300 / Fax: +55 47 3359-3300

Blog

5S: qual a importância de aplicá-lo na sua revenda de baterias?
09 jul 20

5S: qual a importância de aplicá-lo na sua revenda de baterias?

Você já ouviu falar da metodologia 5S? Se ainda não, nós vamos mostrar para você o quanto colocá-la em prática pode melhorar a produtividade e aumentar consideravelmente os lucros da sua revenda de baterias. Não acredita? Leia esse texto até o final e confira a transformação positiva que o método 5S poderá trazer ao seu negócio.

 

Por que o 5S pode me ajudar no meu negócio?

  • Aumento dos lucros;
  • Maior aproveitamento de tempo e recursos;
  • Diminuição de acidentes de trabalho;
  • Redução de despesas provenientes do desperdício de materiais;
  • Aumento da produtividade;
  • Ambiente de trabalho mais agradável;
  • Estimula melhorias em diversos aspectos;
  • Desenvolvimento dos funcionários enquanto pessoas, cidadãos e profissionais;
  • Os funcionários comprometidos levam os princípios do 5S para sua própria casa;
  • Estimula abraçar processos tecnológicos e iniciativas inovadoras que facilitam o processo produtivo;
  • Funcionários mais felizes.

 

Como funciona o 5S?

O 5S é representado por 5 palavras japonesas que começam com a letra S e traduzidas para o português são denominados sensos. Todos os sensos necessitam da participação e comprometimento de todos os funcionários conforme explicado abaixo:


1) Seiri: Senso de utilização.

O senso de utilização auxiliará na otimização do uso dos recursos. Aqui deve ser feito um levantamento de tudo que é realmente útil para o processo produtivo da sua empresa como papéis, ferramentas, documentos, peças e qualquer outro material sem utilidade. Estes devem ser descartados nos locais adequados e o espaço ficar livre para coisas que realmente são úteis e importantes.

Se ficar difícil diferenciar o que é útil do que não é, faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Minha revenda precisa disso? Para que?”

 

2) Seiton: Senso de organização.

O senso de organização incentiva colocar cada coisa no seu lugar, principalmente após seu uso. Esse senso auxiliará na redução dos acidentes de trabalho e na otimização do tempo. Colocar os itens que são utilizados com mais frequência mais perto de quem os usa é uma forma de deixar o processo produtivo mais rápido, pois as ferramentas estarão ali, no lugar delas, ao alcance da mão.

Classifique os materiais por ordem de uso e organize-os de forma que fique fácil encontrá-los por todos quando for necessário.

3) Seiso: Senso de limpeza.

O senso de limpeza busca atentar não somente para a limpeza do local de trabalho mas para o aspecto e apresentação pessoal de cada funcionário.

Aqui se coloca em prática que todas as áreas da empresa permanecerão limpas após seu uso. Isso serve para oficinas, máquinas, ferramentas, banheiros, mesas de trabalho, prateleiras, etc.

Questione com seus funcionários quanto é necessário que o ambiente de trabalho esteja limpo para que eles tenham qualidade de vida? Quanto sua revenda de baterias deve estar limpa e organizada para garantir segurança no trabalho? É mais fácil perceber que um equipamento ou ferramenta precisa de manutenção se estiver limpo?

 

4) Seiketsu: Senso de padronização.

O senso de padronização busca manter o que foi conquistado com os 3 primeiros Ss. É estabelecido um padrão de limpeza e organização que deve ser seguido e mantido por todos.

Aqui é possível começar a perceber o quanto os funcionários estão engajados e se houve alguma mudança em seu comportamento, tanto no trabalho quanto como indivíduo.

 

5) Shitsuke: Senso de disciplina.

O senso de disciplina busca despertar em cada funcionário o desejo de contribuir individualmente para seu próprio desenvolvimento e da empresa. Se possível ofereça cursos e mostre a eles o quanto é importante que estejam alinhados e comprometidos para que todos os objetivos comuns sejam alcançados.

É importante que seus funcionários não vejam essas mudanças como uma obrigação, mas como uma prática que realmente irá facilitar seu trabalho e acrescentar a ele profissional e pessoalmente.

 

Por que o 5S foi criado?

Os primeiros registros foram feitos no Japão, por volta da década de 50, quando o país estava se reconstruindo após ser derrotado na 2ª Guerra Mundial. A metodologia 5S foi posta em prática pelos japoneses com o intuito de reerguer a economia e colocar no mercado produtos que fossem capazes de competir com os europeus e norte americanos nos quesitos qualidade e preço.

Sendo assim, o país foi totalmente reconstruído estrutural e economicamente tendo como base a metodologia 5S. O Japão hoje é uma grande potência econômica e suas filosofias, técnicas e métodos são reproduzidos e colocados em prática no mundo todo.

Imagine quantos benefícios o método 5S pode trazer se for implementado na sua revenda de baterias?

Assim como a cultura japonesa busca há muitos séculos a excelência e qualidade em tudo o que faz, a ERBS coloca estes mesmos objetivos em prática e incentiva seus parceiros a fazer o mesmo.

Colocando em prática esses 5 princípios, sua revenda de baterias venderá muito mais, com melhor qualidade de atendimento e maior margem de lucro, além de tornar o ambiente de trabalho muito mais confortável e feliz. Vamos lá?

Compartilhe: