Telefone: +55 47 3359-3300 / Fax: +55 47 3359-3300

Sustentabilidade

Eco Erbs: baterias de alto desempenho produzidas com materiais reciclados
14 ago 20

Eco Erbs: baterias de alto desempenho produzidas com materiais reciclados

As baterias são o coração de um veículo, já que é impossível ligá-lo sem elas. Para que uma bateria funcione, é necessário uma série de elementos químicos como chumbo, magnésio, polietileno e alguns tipos de ácido como o sulfúrico, por exemplo. Esses materiais são essenciais para o funcionamento da bateria, entretanto, podem ser tóxicos quando em contato com pessoas sem os equipamentos necessários para seu manuseio, além de poluir e degradar o meio ambiente por meio da contaminação do solo e da água.

Descarte consciente

Quando essas baterias são descartadas em lixos comuns podem contaminar outras pessoas que por ventura entrem em contato com o líquido dentro dela, altamente tóxico. Por isso é importante descartá-las nos locais corretos ou devolvê-las ao fabricante, para que este dê à elas o destino correto.

Atualmente, são poucos os produtos, embalagens ou materiais cujos fabricantes ainda não estabeleceram uma política de coleta e reciclagem. Até o lixo orgânico, como restos de comida, por exemplo, pode ser reaproveitado e utilizado como adubo. Alguns produtos podem ser reutilizados parcialmente outros totalmente, dependendo de sua composição.

Aqui na Erbs você pode ficar tranquilo, pois basta descartar em um de nossos representantes que, com toda certeza o fim desta bateria será ecologicamente correto e nobre, retornando como uma nova bateria, tão boa ou melhor que a primeira.

Processo de reciclagem Baterias Erbs

As baterias produzidas com a qualidade Erbs são reutilizadas desde o início de sua história, muito antes da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010 que regulamentou a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos -, quando todas as indústrias passaram a ter a obrigação de pensar em maneiras sustentáveis de produzir, coletar e tratar os resíduos de sua produção.

Através de muita pesquisa foi possível desenvolver estratégias de forma a reciclar 100% da matéria-prima das baterias produzidas pela Erbs. A composição de cada bateria muda a forma como ela pode ser reutilizada, por isso são necessários equipamentos adequados que garantam reaproveitamento total do produto.

O processo de reutilização é possível pelo sistema de logística reversa desenvolvido pela Erbs Baterias, que consiste em um conjunto de ações criadas de forma a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à própria fábrica a fim de reaproveitá-los em seu próprio ciclo produtivo.

Conscientização

O maior empecilho hoje é a falta de informação da população com relação ao descarte correto desse tipo de material. Ao fazer o depositar as baterias em locais inadequados, elas contaminarão de forma muito perigosa a água e o solo, causando doenças e envenenamentos. Em local onde possa ter contato com animais e crianças, podem inclusive gerar acidentes graves, com lesões como queimaduras e até cegueira. Já reciclar baterias, salva a natureza, vidas e ainda reduz o preço de novos produtos.

Estabelecer meios de comunicação com a população é o maior de nossos desafios. Buscamos sempre informar os consumidores de que a bateria usada – assim como nenhum outro resíduo – pode ser deixada na natureza ou depositada em lixos comuns e reforçamos o quanto a participação de cada um é importante. Afinal, é responsabilidade de todos encaminhar os produtos novamente à fábrica para que o ciclo de uso se concretize.

Bateria reciclada: como funciona?

As novas baterias confeccionadas a partir de material reciclado fazem parte da cadeia de produção sustentável com garantia do INMETRO e ISO9001. Por meio do sistema de gestão de qualidade, todas as baterias são fabricadas, ativadas e testadas na fábrica, para que o consumidor receba um produto durável, de qualidade e amigo do meio ambiente.

As baterias produzidas pela Erbs:

Possuem qualidade, durabilidade e desempenho superiores a boa maioria do mercado, estando entre as marcas líderes atualmente;
Construídas com alto grau de segurança e resistência, que garante a não ocorrência de curtos circuitos e força para suportar os castigos das atuais estradas brasileiras;
Entregam desempenho, com muita energia e arranques vigorosos em qualquer clima;
Confiabilidade e segurança – baixíssimos índices de garantia e reclamações;
Utilizam materiais reciclados com tecnologia de ponta e alta qualidade.

O cumprimento das exigências ambientais e legais está muito além de pensar apenas em seguir leis e normas. A importância maior está em entender sua responsabilidade enquanto empresa, de tomar conta desse planeta que é de todos, pensando no ciclo de vida dos produtos a fim de minimizar os impactos na vida das pessoas e das gerações futuras.

Para saber mais acesse: http://www.erbs.com.br/web/empresa.php#eco-erbs

Compartilhe: